Meio Ambiente - Que Bicho é Esse?
- Adão Valdemir Levorato
- 10 de dez. de 2023
- 2 min de leitura
Alguns não acreditam; muitos, por falta de informação desconhecem os fatos; outros ainda, por interesses particulares, fingem não enxergar o que se passa à nossa volta. Felizmente, ainda encontramos muitas pessoas que se preocupam com o futuro da humanidade, independentemente da posição social ou da atividade profissional que exercem.
A verdade é que o meio ambiente, da última década do século XX até os dias atuais, tem se destacado como um dos temas mais relevantes, ensejando, destarte, um grande movimento ambientalista, cuja preocupação revela-se com a efetiva preservação de nossa maior riqueza - O PLANETA TERRA E O PRÓPRIO HOMEM.
Realmente, estamos no umbral de uma nova era. Não exagero não! O problema não será tanto nosso, quanto dos nossos filhos e principalmente dos nossos netos. Sem dúvida alguma, o que ocorrer na terra, recairá sobre os filhos da terra. Há uma ligação em tudo.
É cediço que o artigo 3º, inciso I, da denominada Lei da Política Nacional do Meio Ambiente (Lei nº 6.938/81), conceitua o meio ambiente como “o conjunto de condições, leis, influências e interações de ordem física, química e biológica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas”.
Saliente-se que o titular do interesse na preservação do meio ambiente não é uma só pessoa, ou um grupo restrito de pessoas, mas toda a coletividade. Daí incluir-se o interesse na preservação do meio ambiente na categoria dos chamados interesses difusos ou supraindividuais.
Não sou contrário ao progresso, que ele seja bem-vindo, mas que seja um progresso racional, consciente, sincero e que se preocupe também com as futuras gerações.
“Da terra brota a verdade, dos céus a justiça baixa o seu olhar”. Também o Senhor dará o que é bom, e a nossa terra produzirá o seu fruto. A justiça irá adiante dele, cujas pegadas ela transforma em caminhos.” (Salmo 85, 11/13)
ADÃO VALDEMIR LEVORATO – Promotor de Justiça do Meio Ambiente (aposentado)
Comments